segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Mensagem pregada dia 26/01/2020

MENSAGEM:  UM ENCONTRO REVELADOR       
TEXTO:  JO 4. 6 – 29
INTRODUÇÃO: A vida humana carrega as marcas dos encontros e desencontros ao longo de sua existência. As condições propostas afeta positivamente ou negativamente, isto fica claro nos registros bíblicos onde percebemos inúmeros casos marcantes de encontros como o de: Moisés e Arão, Natanael e Jesus, Nicodemos e Jesus e o encontro revelador da mulher samaritana com Jesus à beira do poço de Jacó. Hoje quero pensar com você sobre os impactos deste encontro de Jesus e a mulher samaritana.
I -  UMA MULHER COM O CÂNTARO VAZIO
A mulher samaritana sai de sua casa com seu cântaro vazio e queria apenas tirar água. Ao deparar com aquele homem à beira do poço foi muito estranho, o mais estranho ainda, foi que ele sendo judeu puxou conversa com ela. Jesus inicia o diálogo fazendo um pedido e sem insistência faz uma oferta da água da vida. O cântaro daquela mulher estava zerado. Porém, trazia consigo algo que lhe incomodava e o que a sociedade reprovava, talvez seja isto que a levara no poço num horário (meio dia) mais neutro. Quando Jesus revelou conhecer seus “segredos”, ela percebe que aquele homem não a rejeitava como muitos provavelmente já tinham feito. Quando encontramos com nosso cântaro vazio (muita carência) obviamente desejamos enchê-lo, ao ser informado de alguma fonte saímos a qualquer hora e pra qualquer lugar que nos indique. Muitos de nós hoje nos encontramos com nosso cântaro vazio a beira de um poço (tristeza, de rejeição, amargura, aflição), concentramos nossos interesses naquele que nos satisfazem agora e cada  dia mais vazios. Se não fosse a graça de Deus esta mulher teria continuado vazia, porque sua preocupação era basicamente é não ter que voltar ali outras vezes naquele poço (vida de rotina), ou seja, quero resolver meu problema de agora...
II -  VIDA ROTINEIRA
            A mesmice do cotidiano torna a vida enfadonha, entediante e chata. Ao revelar os segredos do coração daquela mulher, trazendo a baila que ela era uma mulher de muitos amores e mal amada. Sua busca pela satisfação ia além de uma cama do prazer momentâneo, nesta ilusão encontram-se muitos que recorre às diversas fontes rotas: Bebidas, jogos, sexo, dinheiro, reconhecimento... Pura ilusão nada disso pode preencher o vazio do coração humano. Muitos enveredam nesta busca frenética pela felicidade em fontes erradas produz apenas cansaço e decepção. A rotina que referimos é viver gastando as energias centradas em si mesmo, sem considerar o aspecto horizontal e vertical que contempla Deus e seu semelhante. Alguns adotam estilo de vida que aparentemente parece ser algo fantástico, pode até contar com a aprovação da sociedade. Contudo, a própria consciência dos mesmos, os acusa que tal prática pode ser legal, mais não é moral diante do Eterno. Neste mundo corrompido existem pessoas que não tem limites em suas orgias, festas, bebidas, drogas... Mas no fundo são pessoas frustradas. Já vi reportagens sobre alguns bacanas que passaram por inúmeros procedimentos estéticos e continua frustrado, recentemente assisti uma reportagem sobre um atleta que envolveu numa série de confusões, indagaram da sua mãe; Por que isto com seu filho, o que falta? Ela respondeu prontamente: Falta de Deus! São muitos que vivem de bar em bar, de religião a religião, de festa em festa, de confusão a confusão numa rotina entediante. Buscando em fonte seca.   

 III – UM ENCONTRO REVELADOR
Esta mulher samaritana vivia na gangorra da aceitação e reprovação das pessoas, ela tivera aquele encontro revolucionário com Jesus que a conhecia e aceitou-a. Que maravilha! Saía de casa apenas para buscar água, mas descobriu algo muito melhor: que Deus a amava e que ela poderia ter um relacionamento intimo com Ele. Ao contrário de muitos: Jesus ouve os desprezado, reprovados, marginalizados, aqueles que são “invisíveis” aos olhos do mundo, e os transforma em protagonista de uma nova história. Quem era esta mulher samaritana? Aos olhos da sociedade era uma mulher da vida! Após este encontro extraordinário que a ela foi oferecida a água da vida sua história deu um guinada de cento 180º(cento e oitenta graus).
Ao ser impactada com a água que continha a substancia sobrenatural  a mulher deixou ali mesmo seu cântaro, desprezando a água composta de H2O, porque nela passou também a jorrar um rio de água viva (Jo 7.38). É impressionante a sequencia deste episodio porque outros também desejaram encontrar-se com Jesus após o relato da mulher e tiveram suas vidas mudadas; vejam suas palavras: “E, diziam á mulher: Já agora não pelo que disseste que cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo” (4. 39 – 42). Talvez você seja um dos que tem ouvido diversos anúncios e tem corrido de lado para o outro e apenas acumulando frustrações. Hoje você pode mudar isto conhecendo Jesus Cristo o verdadeiro autor da vida que pode saciar a sua sede da verdade, da justiça e de vida.

CONCLUSÃO:  Geralmente os encontros extraordinários revolucionam a nossa vida. Encontrar-se com pessoas especiais sempre nos marcam, isto inclui uma personalidade, um artista, um atleta, um governante, um amigo, um familiar, ou cônjuge... Contudo, encontrar-se com autor da vida não se compara aos demais encontros, considerando que nenhum dos listado por mais nos queiram bem não podem nos oferecer a vida eterna. Portanto, julgo que o maior encontro que uma pessoa pode ter é encontrar-se com Jesus Cristo que não só nos ao mais profundo do nosso ser mais também nos salva...hoje você pode ter sua vida mudada, basta querer.
Deus te abençoe!
Pastor João Serafim. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário