segunda-feira, 23 de março de 2020

Mensagem pregada dia 22/03/2020

MENSAGEM:  NOTÍCIA:  A TERRA É BOA, MAS, TEM GIGANTES
TEXTO:  NM 13.1-3, 17-33

INTRODUÇÃO: A história de um povo ou de uma pessoa é uma somatória de boas e más notícias. A verdade é que não podemos controlar os fatos e as circunstâncias: elas simplesmente acontecem. A prova disto são os últimos acontecimentos através da pandemia denominada coronavirus que fez todos os projetos humanos desmoronar em questões de dias. Deus, sim, tem o controle absoluto sobre tudo e todos. Nesta oportunidade quero pensar sobre as notícias e informações que chegam até nós. 
I – O POVO HEBREU   
A história do povo de Israel desde o chamado de Abraão até a introdução na terra prometida é fascinante, aliás, toda história até os dias atuais, entretanto quero me ater neste período de Abraão à conquista da terra prometida. Este povo testemunharam os maiores sinais de Deus realizado na terra, fome, provisão, nascimento sobrenatural, livramento, juízo na terra egípcia. No deserto desfrutaram da companhia de Deus por meio da nuvem de dia e a coluna de fogo de noite, o maná caía do céu, água saía da rocha. Estatuto divino, um líder ímpar (Moisés) sacerdote irrepreensível (Arão). Neste deserto não havia médico porque ninguém adoecia (Êx 15.26), não tinha loja porque as vestes e calçados não envelheceram (Dt 29.5). Deserto onde Deus está deixa de ser inóspito para ser oásis porque Deus sobrepõe o natural por ser Ele do sobrenatural. A Deus toda honra e glória para sempre. Um povo que fez história.
II – UMA INFORMAÇÃO CONTROVÉRSIA
Na história do povo de Israel houve muitos episódios marcantes, entre tantos temos o caso dos espias enviados por Moisés à terra de Canaã. Cada tribo enviou um representante com a incumbência de trazer um relatório (Nm 13.17-20) constando os seguintes dados:  Tipo de pessoas, quantidade de pessoas, qualidade da terra, se tinha matas ou não, quantidade de cidades e povoados, se murada ou não e por fim, trazer uma prova da terra através do fruto. Posto isto, os espias saíram a espionar a referida terra e retornaram após quarenta dias com o relatório em mãos. Ao expor os dados diante da congregação com os frutos em mãos ficou evidente que a terra realmente era fértil (Mana leite e mel). Porém, dez dos espias viram gigantes. Para quem é defensor que a maioria sempre tem a razão, foi o suficiente para acreditarem que a terra não era para os Israelitas. Apenas dois espias, Josué e Calebe deram uma informação precisa sem omitir os fatos. Uma controvérsia que gerou pânico. Para aqueles que apenas esperavam pelas informações para tomar decisão ficaram na dúvida em quem acreditar, se seguir dois que é de opinião de enfrentar o adversário ou seguir dez que acha mais prudente recuar diante do adversário. O que fazer? Eis a questão diante do povo de Israel.
III – ESTRATÉGIAS PARA ENFRENTAR O INIMIGO
Uma das maiores ilusões é pensar que na guerra o inimigo vai poupar o adversário, ainda que fuja, o inimigo o atingirá pelas costas. Vale o dito popular: “Quem tem inimigo não dorme” ficar no deserto ouvindo os espias pessimistas seria o fracasso total dos Israelitas, por isso a melhor opção é seguir os corajosos espias Josué e Calebe. Em tempos de pandemias como estamos vivenciando no Brasil devemos reconhecer que Deus nos trouxe até aqui, depois precisamos considerar que Deus é maior que o inimigo, também é bom lembrar que se Deus quiser nos tirar desta terra ele não depende do gigante coronavirus. Enquanto estamos neste deserto chamado terra temos que enfrentar diversos gigantes e este é mais um a ser vencido. Entretanto, devemos seguir as orientações dos nossos líderes, pessoas essas que estão buscando de Deus as estratégias para avançar e nunca recuar. A história de uma pessoa se conta como termina ainda que passemos pelos vales esperamos que a última notícia seja de vitória para todos aqueles que esperam no Senhor. 
CONCLUSÃO: Meus irmãos se Deus já nos tem dado tantos livramentos até aqui por que ele iria nos desampara agora? O povo de Israel tinha visto tantos sinais, agora diante de uma informação imprecisa temeram e se colocaram a murmurar. Existem os órgãos e autoridade da saúde que passam informações com responsabilidade, estas devem ser as fontes onde devemos buscar informações para conhecer o inimigo coronavirus para enfrentá-lo por meio da fé em Cristo. Para de ver imprensa sensacionalista e produtores de vídeos que exploram o medo das pessoas mostrando gigantes. Tudo passa, o que permanece é o amor de Deus. Ocupe sua mente de coisas boas (Fl 4.8). Acredito que seremos vencedores como sempre fomos.
Deus te abençoe!
 Pastor João Serafim.       


Nenhum comentário:

Postar um comentário