terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Mensagem pregada dia 07/01/2021

 

MENSAGEM: VIVENDO EM VIGILÂNCIA

TEXTO :LC 12: 42 – 48

INTRODUÇÃO: Estamos vivendo a era da relativivação de tudo, ninguém assusta com mais nada, ninguém teme coisa alguma em nossos dias. Nesta era dos destemidos observamos também: o desrespeito, desonhonra, quebra de contrato e quebra de princípios. A vigilância expressa na bíblia está atrelado a crença da penalidade, ao contrário, no mundo da descrença tudo é relativo e, se não há riscos, então não faz nenhum sentido as advertências. No texto exposto temos a conjectura daqueles que desdenham os implacáveis juízos divinos no retorno do Filho de Deus. A palavra de ordem é: “Cingidos esteja o vosso corpo, e acesa, as vossas candeias” (Lc 12:35). Jesus voltará, vamos ao assunto... 

I – A PRESSÃO MUNDANA

Jesus narra esta parábola acima, após exortar seus discípulos quanto o perigo de viver apegado as coisas terrenas. A preocupação demasiada pela comida, bebida e vestimenta, que são as três áreas básicas da vida foi salientado para que os seus seguidores não perdesse o foco daquilo que é essencial. Em nossos dias as preocupações são outras, ninguém preocupa com comida, bebida e vestimenta, porque há inúmeras redes de assistências como: ONGs, governos, igrejas, direitos humanos etc... A preocupação está no carro, na assinatura da internet, tv, celular da última geração. Quanto ao nome sujo? poucos importam! O que mais interessa? O que mais interessa é não ficar para trás. Já para aquele tempo Jesus advertiu: “Portanto, a vida é mais do que alimento, e o corpo, mais que as vestes” (Lc 12:23). Porque será que as pessoas preferem abrir mão de comprar alimento, roupas, material básico de higiene para manter um plano de internet? Primeiro vem a ostentação e depois o vício. Nos anos setenta e oitenta os crentes foram bombardeados com mensagens de advertência contra a tv. Hoje o que tem de pessoas afastando do evangelho por causa da internet fica difícil de dimensionar. Os chamados relacionamentos virtuais tem destruído muitos casamentos e consequentemente as famílias em geral. E outra, as pessoas que estão perdendo o foco, não são apenas jovens, mais de todas as faixa etárias que estão descobrindo a internet e ficam encantadas como se tudo que posta lá fosse realidade... É impressionante o número de pessoas que tem desviado do evangelho por causa da internet.

II – VIGILÂNCIA É A PALAVRA DE ORDEM

A bíblia nos adverte que quem se faz amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus e quem ama o mundo o amor do Pai não está nele. A presunção de estar imune contra o pecado tem derrubado muitos. A falsa ilusão de que é forte o suficiente para brincar com o pecado e passar ileso tem levado a queda destes imprudentes. Precisamos estar atentos. Na narrativa bíblica temos o apelo para o bom senso em observar a ordem de vigilância. Entretanto, o orgulhoso presume: “O meu senhor vai demorar voltar”. Posso ficar tranquilo, posso viver do meu jeito. A vida do imprudente é voltada para si mesmo e sem limites: imoralidades, bebedeiras, glutonarias, indecências, brigas e ciúmes é a seu estilo. Por via de regra, sente-se todo poderoso, maltrata as pessoas e apossam daquilo que é de outrem. Tudo porque na cabeça de tais pessoas não haverá prestação de contas. A bíblia indaga: “Tomará alguém fogo no seu seio, sem que as suas vestes se incendeiem? (Pv 6.27). Como pode alguém achar que vai envolver com o mal feito e passar impune? A própria vida nos ensina que a imprudência é prejudicial. Quanto ao reino do céus o pecado traz miséria. “Aquele que encobre a suas transgressões nunca prosperará, mas aquele que as confessa e deixa alcançará misericórdia (Pv 28.13).          

III – RESPONSABILIDADE (LC 12: 47-48)

A penalidade é proporcional ao grau de conhecimento. Mas, ilude aqueles que usam a ignorância como escudo, até porque a bíblia mostra que todos possuem um certo grau de conhecimento: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se conhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis” (Rm 1:20). Com isso, todos somos responsabilizados por nossos atos. “Aquele que conhece a vontade do seu senhor e não se aprontou e nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites”. Como já dissemos, todos possuem conhecimento de Deus, todos sabem que precisam viver em obediência fazendo a vontade de Deus para não ser surpreendidos. Agora, por que muitos vivem numa vida de relapso, como se a bíblia fosse uma piada para intimidar as pessoas fracas? Devemos considerar que as demais escrituras acerca de Cristo já se cumpriram. E, por que as previsões futuras irão cair no esquecimento? De forma alguma vão falhar. Jesus afirmou categoricamente que nem til de toda a lei de Deus deixará de cumprir. “Passará o céu e terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt 24:35). Estejamos atentos porque suas palavras são fieis e verdadeiras.

IV – JESUS ESTÁ VOLTANDO

“Jesus está voltando”. Esta é uma frase recorrente em nosso meio. Advertidos pelos arautos do Senhor, mesmo assim muitos não vigiam com uma vida devotada como requer o aviso. Nosso comportamento deve ser como de um vigilante que posta atentamente diante de um bem de muito valor. Existe algo mais precioso que a própria vida? Este bem é nossa vida que pode ser salva ou perdida por falta de atenção. Por isso que Jesus comparou a sua volta como a chegada de um ladrão que surpreende o pai de família no momento que está dormindo. Muitas coisas surgem para roubar nossa atenção. Surge doença, problema financeiro, dissenções, entretenimento, decepção familiar, decepção com liderança, enfim, uma série de fatores que vem como uma avalanche para tirar você do proposito. Jesus questionou; “Será que quando o filho do homem voltar encontrará fé na terra? Você é responsável por proteger sua fé. Quem brinca com o perigo acaba se ferindo. Portanto, vigie meu irmão, porque Jesus está voltando.

CONCLUSÃO: O povo está perdendo a fé em Deus, nas instituições, nos líderes. Em virtude da internet ser um mundo sem lei onde se deprecia de tudo que é de valor em nome da verdade coloca tudo e todos num mesmo pacote. De passos largos muitos tem caminhado para o abismo, alguns inconscientes e outros nem tanto, achando que flertar com o pecado não tem problema. Acreditam que quando quiserem podem sair ou quando Jesus estiver voltando terá a segunda chance. Terá mesmo a segunda chance? Pagar para ver, pode ser tarde.  Deus te abençoe. Pastor João Serafim.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário