terça-feira, 9 de maio de 2023

Mensagem pregada dia 07/05/2023

 

MENSAGEM: SOB O MESMO COMANDO

TEXTO:COR. 12:12-31

 

INTRODUÇÃO: Como igreja de Cristo não podemos perder de vista nosso propósito que é: “Descobrir pessoas idôneas que se disponham a ser ponte e não barreira para o evangelho”. Para isso, precisamos atuar como um corpo harmonizado sob o comando do cérebro – Jesus. Nesta data em que iremos receber novos membros quero pensar com vocês sobre a complexidade de caminhar harmonicamente.

 

I – ESTRUTURAS

O ser humano aprecia muito as estruturas físicas, geralmente elas estão carregadas de simbolismos e saudosismo. De certa forma elas possuem seu valor. Porém, o Senhor Jesus veio aqui para estabelecer o novo, me refiro o novo templo, onde o Eterno faz morada na comunidade dos santos. A nova estrutura planejada por Jesus contempla os resgatados do pecado para montar uma estrutura ministerial (Ef. 4:11-16) com a finalidade de assistir e habilitar àqueles que almejam honrá-lo em espírito e em verdade, possam fazer sua obra com excelência. A nossa meta em unir-se a comunidade cristã precisa ir além da estrutura física, considerando que o fundamento básico da fé cristã está apoiado sobre os pilar da revelação: que é Cristo o filho do Deus vivo, ou seja, estamos seguindo a pessoa de Jesus Cristo que foi constituído como cabeça da igreja. Partindo dessa premissa; obviamente devemos submetermos a Cristo e a quem ele designar em sua linha de comando. Resumindo, um cérebro pensante certamente possui orientações novas para seus comandados, por isso não devemos ficar presos a rudimentos e a estruturas mortas, ou no isolamento.

II – JESUS, O NOSSO CÉREBRO

Ao apontar a complexidade da vida comunitária como igreja, estou falando das práticas muitas vezes incompatíveis às funções do corpo. Ora, se Cristo é o cabeça, então o corpo deveria ser direcionado para onde Ele quer, não é verdade? Pense comigo, algum dia em sua vida você acordou de manhã e percebeu que algum membro do seu corpo tinha apartado de si? Que suas mãos tinha ido se lavar sozinhas, sem que seus pés as levassem? Pois é, isso seria um pouco estranhos, não é mesmo? Ou melhor, isso seria impossível! Os membros, quando separados do corpo, entram em estado de decomposição, eles morrem, pois não há mais circulação sanguínea para eles, não há mais vida. Porém, os membros que permanecem no corpo são irrigados por sangue, permanecendo vivos. Um aspecto interessante do comando do cérebro ao corpo, é que não há rejeição dos membros à sua ordem. Quando o cérebro dá uma ordem a qualquer membro, ele corresponde imediatamente. O comando para minhas mãos levarem um copo com água ou um pedaço de pão à minha boca. Por exemplo, faz com que meu corpo fique hidratado e nutrido. Assim o Senhor com seu Espírito Santo movimenta e comanda a sua igreja, para torná-la santa. Pela obediência ao seu comando. Como podemos andar em direção oposta a direção de Cristo? Há quem insiste em caminhar sozinho, não faça isso meu irmã (o).

III – SUJEIÇÃO PLENA AO COMANDANDTE

Um corpo saudável corresponde de forma natural ao comando do cérebro, quando isso não ocorre de forma natural é porque existe alguma anomalia. Como corpo de Cristo, não podemos agir de maneira independente dos irmãos como se não pertencesse ao mesmo corpo.  O corpo de Cristo é composto por vários membros, contudo, isso não quer dizer que cada um faz o que bem entende, mas que cada um deve cooperar para edificação de todo o organismo (Ef 4:16). Um membro precisa do outro. Todos nós temos nosso grau de importância. Nós somos o corpo de Cristo. Quando não reconhecemos a importância de outro irmão voltamos às estruturas velhas e falidas da religiosidade morta, por achar superior ou inferior aos outros. Quando um membro se acha inferior ou superior traz prejuízo para o corpo de Cristo. Ele entende que quando um membro sofre, todos sofrem com ele. Não há rejeição do próprio corpo no membro do corpo, ora, se estamos sob o mesmo comando, devemos viver em plena sujeição a Cristo – o cérebro, e a quem Ele designar (Ef.4.11)

 

CONCLUSÃO: A compreensão da funcionalidade dos membros do corpo de Cristo (Igreja) nos leva a um movimento saudável e crescente no propósito de Deus. Ao entender que, ao cérebro cabe o comando, as minhas vontades e preferências serão submetidas a Cristo sem hesitação. Agindo assim, a igreja do Senhor será harmoniosa e crescente, sempre exalando o bom perfume de Cristo. O propósito da Terceira Renascer a partir desta data torna sua bandeira de defesa. 

Deus te abençoe!

 Pastor João Serafim.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário