domingo, 8 de março de 2015

Mensagem pregada dia 08/03/15, que será compartilhada nas células dia 12/03/15

Mensagem: Lado a lado com Deus       Texto: Gn 6.1 – 22
Introdução: Deus criou o homem com um propósito definido, cujo alvo é “... Anunciar as virtudes dEle...” (1ª Pe 2.9), e para cumprir este propósito é necessário andar com Ele. A independência, orgulho, soberba e o isolamento têm lançado os homens para longe desta meta que só é possível cumprir, quando temos andando lado a lado, “criatura e seu Criador”. Alguns homens como Enoque, Abraão e Noé tiveram este entendimento, e foram instrumentos nas mãos de Deus para abençoarem, os seus familiares e os que estavam a sua volta.
            Noé viveu em dias tão difíceis quanto aos nossos dias, no entanto, “...Achou graça aos olhos do Senhor” (Gn 6.8), isto significa que ele agradou a Deus. Convido a você a pensar comigo. O que levou o Senhor agradar de Noé? 
 I – Quem era Noé (V 9).
Geralmente quando lemos a biografia de alguem vamos direto para as realizações e feitos da pessoa para ver se vale apena ou não continuar lendo. Ao ler nas Escrituras encontramos a cerca de Noé: “Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.” (Gn 6.9). O que Noé havia feito de extraordinário? Nada. Porém, ele era justo, perfeito e andava com Deus.
            Acredito que Noé era um anônimo naquela sociedade corrupta, até porque o sistema dominante era totalmente contrário do propósito de Deus. Hoje vivemos em meio a uma geração que segue a mesma filosofia, ou seja, prazer, ganho fácil, sem freio moral etc. Contudo, o critério de Deus medir (caráter) segue os mesmos princípios. Noé foi justo em suas gerações, e nós quem somos? Não tentemos impressionar a Deus, devemos preocuparmos em “Ser” antes de “Fazer” quem sabe Deus nos dará a honra de participar do seu projeto de reconstrução do mundo a exemplo de Noé.
II – Projeto de Deus Compartilhado com Noé (v 14).
Tudo que Deus fez, faz ou venha fazer não depende de ajuda humana. Entretanto, na terra Deus estabeleceu princípios de governo, o qual ele honra o homem (Sl 115.16), ou seja, pacto de governabilidade através do homem. Deus compartilhou com Noé o que havia de fazer: “Faze para ti uma arca de madeira de gofer...” (Gn 6.14). É claro que, o Deus que trouxe tamanha quantidade de aguas sobre a terra podia fazer uma arca para salvar aquelas pessoas e os animais. Mas, Deus e Noé andanvam juntos – imaginem a cena – Deus pode ter falado, ta difícil meu filho, vamos dar um jeito nisto... De que maneira? Vou mandar chuva e você faz uma arca para sua salvação.
            Assim como foi com Abraão (Gn 18.17-19), Moisés (Hb 3.5), com Noé, será conosco se andarmos com Deus, seus projetos serão compartilhado no trajeto da caminhada. Muitos projetos que Deus tem, são ignorados por nós, porque entendemos que nossos pojetos são mais importantes que os dEle, e na verdade não são,  como afirma a palavrade Deus (Isaías 55.8-9).      
III – Fidelidade de Noé (V 22).
Quando o projeto é de Deus não temos problema com a obediência – foi o caso de Noé. Foi Deus quem tinha projetado a arca. Por isso Noé não ficou discutindo com Deus, se desta ou de  outra forma a arca deveria ser feita. Ou seja, à medida que andava com Deus eram reveladas as medidas.
            Nosso maior desgaste na obra de Deus é porque estamos executando nossos projetos, ou seja, fazemos nossos planos e queremos que Deus aprove. E choramos, esperniamos como criança birrenta buscando o aval de Deus. O mal de tudo isto é que muitos destes projetos são de puro interesse para satisfação das nossas vaidades pessoais (Tg 4.2-3) e ainda usamos o nome de Deus sem nenhum escrúpulo e temor. Rogamos a Deus suas misericórdias, perdão e nos apliquemos em andar lado a lado com Ele e não teremos nenhuma dificuldade em ser fiéis a exemplo de Noé, afinal o projeto é dEle e para Ele.    
Conclusão: Debaixo da revelação de Deus temos paz, segurança e alegria, acredito que Deus jamais vai nos colocar para fazer alguma coisa que nos trazem pertubação. Não precisamos de stress nem depressão independente do tamanho da tarefa ou responsabilidade, considerando que não somos dono da obra e nem somos Deus, somos apenas mordomos, sejamos fiéis. Que Deus nos abençoe.

Pastor João Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário