terça-feira, 11 de maio de 2021

Mensagem pregada 09/05/2021

 

MENSAGEM: SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO

TEXTO:  1ª Cor. 3. 1 – 9

 

INTRODUÇÃO:  Trabalhar para grandes empresas ou corporações é motivo de orgulho para muitas pessoas, pois isso agrega valor e traz boas recompensas. Já o funcionário de empresas menores, desconhecidas ou que exerce funções consideradas de menor importância pode até mesmo ter vergonha de dizer onde trabalha. Infelizmente o mundo que vivemos a realidade é esta. Mas e Deus, como ele enxerga nosso trabalho? Quero responder esta pergunta sobre a visão de Deus sobre nossos serviços prestados ao seu reino, considerando que hoje estamos recebendo novos membros em nossa igreja e, a  expectativas é que todos envolvam-se nas atividades da igreja.

 

I – PRIVILÉGIO DE SERVIR

O mundo funciona como uma grande engrenagem movida por Deus e pelos homens, neste universo de diversidade da engrenagem somos peças que fazemos girar a criação de Deus.  O criador deu ao homem o poder criativo para promover o progresso. A capacidade de estabelecer metas é dom de Deus. Porém, muitos atribuem a si mesmo seus feitos como mérito pessoal independente de Deus. Todo dinamismo humano é dádiva de Deus para servir ao próximo, e aqueles que são agraciados por esta capacitação deveriam ficar lisonjeados de poder servir ao próximo com seus dons e talentos ao invés de envaidecer. Em qualquer área da vida em que prestamos serviços devem ser encarado como privilégio. Entretanto, há funções de mais destaque e outras nem tanto, mas nem por isso é menos importante.

Em nossa cidade de Caratinga no início do novo milênio testemunhamos o quão são importante todas as funções, por ocasião do episódio em que os funcionários da prefeitura que trabalhavam na limpeza urbano não recolheram o lixo da cidade por algum tempo que foi suficiente para que todos munícipes percebessem o quanto aquela atividade era tão importante como as demais. A busca frenética por status em diversas categorias funcionais ou fazer parte de grandes corporações empresariais pode ser uma cortina de fumaça ou uma bola de espuma quando o objetivo não visa servir ou acrescentar valores. Na ótica de Deus todas as categorias profissionais são essenciais.

 

II – SERVIÇOS ESSENCIAIS

Desde o começo da pandemia do covid 19 temos assistido nos meios de comunicação o embate entre os governantes brasileiros sobre o que é serviço essencial, em meio a esta controversa fica os trabalhadores no vaivém, no pode e não pode. Dada a relevância da praga não ignoramos a excepcionalidade de medida restritiva proporcional ao contexto local. Como a nossa temática aqui é sobre servir ao Altíssimo iremos considerar como Deus enxerga o nosso trabalho. Deus se preocupa muito mais com o objetivo do que fazemos. Veja a orientação do texto sagrado: “Tudo quanto fizerdes, fazei de coração, como se fizésseis ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor a herança como recompensa; servi a Cristo, o Senhor”(Cl 3.23,24). Todo serviço prestado recebe a recompensa, nem sempre os homens dão o devido valor para o trabalho. Mas, Deus nos promete que todo o nosso esforço será recompensado, veja o que afirmar aa escrituras: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, vosso trabalho não é inútil (I Cor. 15.58). Temos nos textos acima dois tipos de patrões em diferentes funções. Contudo, o que se deve levar em conta é nossa motivação, seja no trabalho ou diretamente no reino de Deus, porque Deus vai recompensar não é o destaque do seu serviço, mas recompensar a sua motivação, porque se há necessidade de fazer, é porque é essencial. Saiba que você é muito útil para a sociedade e para o reino de Deus. Está igreja conta com seus dons e talentos para servir a nossa família Batista Renascer e a sociedade.

 

III – DIVERSIDADE DE SERVIÇOS (Mt. 11: 7 – 11)

No texto acima, Jesus fala de João Batista, que para muitos não passava de um insignificante homem que vivia no deserto. Jesus, porém, considerava-o o mais importante já nascido. Contudo, logo a seguir ele diz: “...mas o menor no reino do céu é maior que ele” (v11). Talvez seja difícil de entender estas palavras de Jesus, mas fique em paz: Deus não tem uma lista de preferidos. Isto significa que todos aqueles que pertencem ao reino de Deus tem a mesma importância e que todos serão recompensados. Na Igreja Batista Renascer há espaço para todos. Por isso convido aos novos e demais membros para olhar para seu trabalho com muito  carinho, seja na obra de Deus ou no seu trabalho secular  faça com dedicação sabendo que maior recompensa vem de Deus e não dos homens. Qualquer atividade que você exerça é de muita relevância, nunca sinta vergonha, mas sinta como um privilégio de servir. Não importa qual a sua função: Médico, ou faxineiro, agricultor ou advogado, diarista ou juiz. O que realmente importa é servir a Deus e ao próximo com um trabalho dedicado.  Aquilo que fazemos com amor torna mais relevante a partir da compreensão da nossa nobre missão de glorificar a Deus através dos nossos feitos, como afirma a palavra: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a gloria de Deus” (I cor 10.31). Servir ao Altíssimo é colocar Deus no centro do nosso esforço.

 

CONCLUSÃO:  Recentemente estive ouvindo um palestrante motivacional, uma das coisa salientada por ele para alcançarmos sucesso em nossas realizações: foi a maneira como enxergamos a nossa atividade. O palestrante exemplificou assim: um pedreiro quando indagado da sua profissão, ele responde: eu sou empilhador de tijolos, já o outro reponde: Sou construtor, estou construído o maracanã, o maior estádio do mundo. Quem tem chance de sobressair melhor? Pergunta o palestrante! Numa analogia com a igreja é perguntado para alguém, o que você faz em sua igreja? Eu tenho a função de porteiro. Se essa pessoa ficar com vergonha ou encolher com a pergunta é bem provável que daí a pouco tempo nem de porteiro esteja trabalhando. Mas, se respondo: Boa pergunta! Eu recepciono as pessoas que chegam, também assessoro o meu pastor e aos demais obreiros e para servir faço o que manda e até o que não mando. Uma pessoa dinâmica tem ascensão abreviada. Lembre-se servir é privilégio.

Deus te abençoe!

                                                                                                                          Pastor João Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário