terça-feira, 11 de maio de 2021

Mensagem pregada dia 02/05/2021

 

TEMA: PREPARADO PARA O ENCONTRO COM O NOIVO JESUS      TEXTO: MT. 25: 1 – 13

INTRODUÇÃO: Quando somos alertados sobre os grandes eventos e que envolve nossa participação é de praxe que tomamos as devidas providências para não incorrer de sermos surpreendidos. Esta parábola encerra-se com a advertência para “Vigiar”. Isto significa preparação para o encontro com Jesus em sua volta. É válido lembrar que eventos grandiosos exigem preparos, seja para o bem ou para o mal. Preparamos para o casamento, para viagem, para receber uma visita, para uma formatura e também para os tsunamis da vida.  O certo é que os prudentes são precavidos.

I – PREPARANDO PARA A VIDA AQUI NA TERRA

Observamos como as pessoas são diligentes quanto aos seus planos terreno e relapso no que refere o destino final de sua alma. As pessoas quando programam viagens previne para os mínimos detalhes, quando na eminência de receber uma visita de alguém seja em casa ou em algum recinto, preocupa-se em preparar tudo para não passar vergonha. Também vemos este cuidado quando os agentes da defesa civil ou de meteorologia anuncia um temporal. Agora recente em nossa cidade de Caratinga os comerciantes da parte central da cidade removeram todas as mercadorias por causa do anuncio da defesa civil. Medidas de segurança ocorrem em todos os lugares pelas tragédias anunciadas. O governo federal brasileiro está sendo acusado pelos seus opositores de omissão no combate do covid 19, se tal fato ocorreu ou não as apurações da CPI (Comissão parlamentar de inquérito) vai dizer. Na vida secular muitos são extremamente diligentes, já na vida espiritual totalmente omisso como se a vida fosse restrita apenas nesta dimensão. Esta postura é equivocada porque a vida não encerra no túmulo.

II – AS 10 VIRGENS                                                              

A parábola das 10 virgens tem como objetivo alertar a igreja para estar preparada para o encontro com o seu noivo Jesus. Alguns detalhes nos chama atenção no texto:  Todas eram virgens, a virgindade aqui simboliza a religiosidade, ou seja, eram todas conhecedoras dos seus deveres como dama de honra. Na cultura judaica era costume no dia do casamento, o noivo levava a noiva para casa acompanhado dos amigos de ambos. Em caminho, outros os encontravam levando lâmpadas para homenagear os nubentes (nas bodas que durava até 7 dias). Um segundo detalhe é que todas dormiram e quando ouviram sobre a chegada do noivo nem todas tinham azeite suficiente. O azeite simboliza o Espirito Santo. Interessante notar que as virgens eram de aparência semelhante, assim também é a religiosidade, muitos estão vivendo a religião, mas sem santidade, sem comunhão, sem a fé genuína. A revelação da lâmpada sem azeite se dará apenas quando o noivo chegar para buscar seu povo. Oportunidades iguais todos tem recebido para estarem prontos. Entretanto, alguns preferem viver sem reserva, brincando diante do eminente acontecimento da volta do noivo. Prepara-te, porque ele pode voltar a qualquer momento. Como está seu azeite? Ou seja, você está preparado para encontrar com Jesus?

III – NÃO SBEMOS NEM O DIA NEM A HORA DA VOLTA DE JESUS

Fato é que Jesus voltará ou nós iremos ao encontro dele ao descer a sepultura. Para isso devemos preparar para este encontro. Considerando que preparamos para tantas coisas desta vida, então porque ser omisso quanto a esta realidade. Na última hora não teremos como preparar. Hoje a porta da salvação encontra-se aberta, mas, haverá um tempo que ela se fechará. Os despreparados (néscios) irão desejar estar junto do noivo. Porém, terão que suportar o “Não vos conheço”. Esta frase refere-se a rejeição daqueles que tem a oportunidade de honrar a Deus com seu testemunho de vida, mas, prefere adotar suas conveniências vivendo à sua maneira. Para muitos o noivo deveria ficar aguardando aquelas virgens néscias que foram comprar azeite, afinal foi ele quem as chamou! Muitos hoje falam: Não pedi para vir a este mundo ou diz: se Deus quiser me salvar ele que me espere ou então resolva meu problema da falta do azeite.  Engana-se quem adota tal atitude porque o convite é feito, mas é necessário haver interesse da parte de quem almeja a salvação.

CONCLUSÃO:  No capítulo anterior (Mt 24.32-35) Jesus fala da capacidade do homem fazer a leitura das estações do tempo (se verão ou inverno) assim também ele espera que sejamos capazes de fazer uma leitura precisa dos últimos acontecimentos e julgarmos se o retorno dele para consumação de todas as coisas se aproxima. Todos somos convidados, compete a nós o preparo para que não dia final recebermos o bem vindo do Senhor. Não basta saber que ele voltará, é preciso preparar.

Deus te abençoe!

 Pastor João Serafim.            

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário