terça-feira, 25 de maio de 2021

Mensagem pregada dia 23/05/2021

 

MENSAGEM: OS FUGITIVOS DE DEUS

TEXTO:   SL 139: 1 – 16

 

INTRODUÇÃO: Várias razões podem levar uma pessoa fugir de Deus.  O desconhecimento do verdadeiro caráter de Deus é o que mais justifica a alternativa do afastamento das pessoas. Já o conhecimento remove as barreiras do medo, da culpa e da indiferença, que por via de regras se apresentam como opção de esconderijo. Nesta trilha passaram alguns personagens bíblicos, entre muitos, desejo destacar Adão, Caim e Jonas. Ambos fugiram por não terem uma convicção plena da natureza de Deus ignorando que ninguém consegue esconder dele e nem precisa, por ser Deus amor.

I -  O FUGITIVO ADÃO (Gn 3. 1- 21)

A narrativa bíblica nos revela que primeiro homem (Adão) tinha uma comunhão ímpar com seu Criador. “...Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia...” (Gn 3:8). Uma cena indescritível! Imagina entre as flores do jardim! Adão sua amada esposa e o Deus Criador de todo o universo, com um detalhe; Adão era o administrador mor de toda aquela preciosidade. O Senhor compartilhou com o homem todos seus direitos e deveres, estabelecendo um limite através da árvore do conhecimento como prova de sua fidelidade para com Deus. Entretanto, o mesmo preferiu ouvir a voz do adversário que prometera abrir-lhes os olhos. Mas, os olhos foram abertos para o medo da punição. Quando Adão foi indagado, ele responde:

“Ele  respondeu: Ouvi tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi”(Gn 3:10). Embora Adão tivesse diariamente um encontro com Deus, ele ainda não conhecia o Senhor plenamente, porque escondera entre as folhas das arvores para escapar de Deus (3.8). Muitos hoje usam os mesmos métodos de Adão procurando alguma coisa para esconder de Deus. Ao invés disto, Adão deveria ter ido ao encontro de Deus, confessando sua falha e, não escondendo e lançando a culpa na esposa. Quantos hoje estão usando folhas para encobrir os pecados: Folhas da desculpas, do medo. Mas, o melhor caminho é fugir para Deus e não de Deus. Você tem medo de Deus?  Não precisa ter medo, ele é um pai amoroso.

II – O FUGITIVO CAIM (Gn 4.3-16)

As tentações surgem em nossa trajetória enquanto militamos aqui na terra, ninguém está imune às provações, isto faz parte de um princípio eterno chamado livre arbítrio. No plano eterno de Deus já foi previsto nossas falhas e oportunidades de redimir dos erros, dado ao direito de escolha. Caim foi interpelado por Deus: “...Onde está Abel, seu irmão?” (Gn 4:9ª). Qual foi a resposta de Caim: “Não sei; acaso sou eu tutor de meu irmão?” (4.9b). Com uma resposta ríspida Caim responde a Deus. Revoltado pela culpa, saiu disseminando grosseria e destilando seu veneno. Caim ao ver aprovação de Deus sobre a oferta de Abel ficou chateado, caiu o semblante e triste. Deus fala com ele sobre a oportunidade de corrigir: “...Agradou-se o Senhor da oferta de Abel, ao passo que da oferta de Caim não Agradou. Irou-se, pois, sobremaneira Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o Senhor: por que andas irado. E por que descaiu seu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz a porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”(4:4-7). Este conselho foi rejeitado por Caim, ele preferiu seguir a sua razão. Quantos hoje justificam seu radicalismo culpando os outros ou se vitimizando por ter seu destino assim, na verdade são escolhas em seguir suas convicções.

Nesta lista incluir os revoltados com ex- cônjuge, com a família, e abrigam-se nos presídios e nos asilos etc. foge de tudo e de todos achando que pode escapar dos olhos daquele que tudo vê.(Hb 4.13).

III – JONAS, FUGITIVO DA RESPOSABILIDADE

A história deste profeta é impressionante, nem tanto por ele em si, mas pela paciência e amor de Deus em lidar com seus servos e pecadores. Este Jonas era muito imaturo, as vezes me pergunto: Como Deus tolera tanta infantilidade de uma pessoa assim? Toda hora o homem queria morrer. Contudo, ele tinha temor a Deus e era santo. O que para Deus basta. Jonas ao receber a incumbência de pregar aos ninivitas ele toma o sentido oposto ao local indicado ´por Deus. A responsabilidade de cumprir aquela missão foi abandonada por intender que aquele povo não merecia a salvação. Talvez Jonas tenha pensado consigo. Qualquer lugar que me enviar, irei menos para Nínive.  O relato bíblico nos mostra que esta fuga trouxe enormes prejuízos:  Enquanto Jonas dormia escondido no porão do navio, os marinheiros seguia afligidos pela tormenta do mar e na expectativa de aliviar o peso da embarcação lançaram fora suas mercadorias (1.5). Todas as vezes que uma pessoa teima contra vontade de Deus seja por qualquer pretexto ele sofrerá prejuízos. Quantas pessoas que Deus tem um plano pra ela aqui e ela sai da rota de Deus indo para Tarsis:  Muitos afirma: Vou vender tudo e vou para outro país! Uns desfazem dos bens e outros escondem no porão do comodismo que nem a tempestade consegue acordá-los. Vem doença, problema financeiro, problema familiar e a pessoa não acorda. Você veio aqui hoje para ser acordado, abra os olhos e veja o sofrimentos dos tripulantes e faça alguma coisa meu irmão. Deus quer te usar, para de esconder por detrás da folhas, por detrás das desculpas, por detrás dos ressentimentos... para com este negócio de ficar magoado e faz o que Deus te ordenou que é anunciar o reino de Deus e pare de fugir.

CONCLUSÃO: Para onde fugirei do teu Espirito? É a pergunta que ecoa do céu. Não existe lugar que você possa fugir de Deus.  Estou afirmado com toda segurança que onde você estivesse   hoje Deus iria te dizer: “para de fugir!” Talvez em outras palavras, mas, com o mesmo significado. Por isso, toma uma atitude hoje e vem para centro da vontade de Deus e evita prejuízos e sofrimentos para você e para aqueles que estão a sua volta. Adão fugiu de medo, Caim fugiu por culpa, Jonas fugiu por indiferença e você por qual razão está fugindo?  

 

Deus te abençoe!

Pr. João SerafimM.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário