MENSAGEM: A FORÇA MALIGNA POR DETRÁS DOS SOFRIMENTOS
TEXTO: Lc 13:10-17
INTRODUÇÃO: Existem inúmeros tipos de sofrimento que nos leva viver de cabeça baixa. Não é plano de Deus para seus filhos viverem assim. Muitos destes sofrimentos são de ordem espiritual, mesmo que se apresentam disfarçadas como: Uma doença congênita, falta de infraestrutura comunitária, tragédias. Porém, devemos está atentos para algumas situações que são malignas e podemos julgá-las como naturais. Mas, como seguidores de Cristo devemos analisá-las sob a perspectiva espiritual sem ignorar é claro a nossa humanidade.
I – UMA MULHER DOENTE A PROCURA DA SOLUÇÃO
Pelo relato bíblico, esta mulher frequentava a sinagoga com regularidade onde reunia os mestres da lei mosaica. Provavelmente aquele ambiente era palco de discussão sobre os milagres de Jeová realizados pelos profetas. Elias, Eliseu e outros, certamente foram citados inúmeras vezes como referência de pessoas usadas para solucionar os problemas do povo de Deus em seu dia-a-dia. Num ambiente religioso fundamentalista como é o caso das sinagogas, existem muitos debates sobre o que pode e o que não pode, com raras exceções nestes locais o que prevalece o bom senso. Mas, o legalismo sobrepõem o lugar da compaixão, ou seja, daquilo que é essencial - a vida. Por isso, Jesus confrontou os religiosos de sua época dizendo: “Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocausto, não teríeis condenado inocentes. Porque o Filho do Homem é senhor do sábado” (Mt 12:7,8). A indiferença daqueles que poderiam ajudar, às vezes doe mais do que própria chaga. Ainda bem que servimos um Deus que não esquece os seus: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadece do filho de seu ventre? Mas ainda que essa viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti” (Is49:15). Deus não ignora sua dor.
II – JESUS VÊ A NOSSA SITUAÇÃO
Jesus viu uma mulher oprimida por um espírito de possessão que a deixava encurvada sem poder endireitar-se. Esta opressão a deixava de cabeça baixa sem poder visualizar o horizonte. A situação de uma pessoa que não pode contemplar o horizonte se sujeita a ver algo que parece insolúvel. Exemplo: Quem depara com um pequeno abismo sem vislumbrar a inúmeras alternativas de saídas, pode se desesperar, ou desistir de prosseguir por uma via no primeiro obstáculo. O diabo é especialista em prender a cabeça das pessoas para baixo de maneira que vejam apenas naquela direção. Quando Jesus nos vê nestas condições ele nos chama (13:12). São as atitudes de misericórdias que nos leva também a enxergar as pessoas que sofrem. Pelo contrário, iremos agir com a mesma indiferença destes religiosos, ainda com o risco de ficarmos revoltados, eu temo isso acontecer conosco, de pessoas nestas condições estarem entrando e saindo dos nossos templos sem ser vistas por nós líderes. A ordem expressa de Jesus dada aos seus seguidores é para vivermos em amor e entranháveis compaixões.
III – O SOCORRISTA CHEGOU
Quando lemos este relato fica a impressão que estamos diante daqueles casos recorrentes que assistimos nos noticiários brasileiros em que os enfermos buscam atendimento junto ao SUS a anos e vê a sua situação agravando e nada é feito em prol dos pacientes. Quantas vezes esta mulher tinha ido à sinagoga? Porque ninguém lhe enxergava? Seu problema estava visível (toda torta). Mas a insensibilidade religiosa impedia o atendimento. Aquela moribunda mulher foi chamada e tocada pelo mestre. Ela se se endireitou e dava glória a Deus (13:13). Agora de cabeça erguida, ela podia vislumbrar as saídas para a vida. O diabo tem procurado de todas as formas manter a cabeça das pessoas baixas. Tudo porque ao erguer a cabeça você verá solução para os seus problemas. Uma escada pequena para quem não enxerga o topo dela a vê como inatingível. Porém, para aquele que enxerga é moleza. Jesus veio aqui para nos libertar das forças das trevas. O que você tem visto em sua frente? Abismo, alturas, perseguição, escassez, doença, injustiça, indiferença, tribulação, perigo, culpa, medo, imoralidade, angustia, desumanidade! Pode ser isso ou outras coisas a mais. Contudo, temos a promessa que esperamos: ”Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como espera? Mas, se esperamos o que não vemos, como paciência o aguardamos ( Rm 8:24-25). A sua arma é sua esperança de permanecer apresentando-se no lugar certo porque ele chegará com a solução.
CONCLUSÃO:O maior interessado em manter sua cabeça para baixo é o Satanás. O maior interessado e levantar sua cabeça é o Senhor Jesus, você veio no lugar certo e hoje é seu dia, vem a frente: Jesus te chama para ser curado...
Nenhum comentário:
Postar um comentário