quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Mensagem pregada dia 31/12/2022

 

MENSAGEM: ANO NOVO, TUDO NOVO?

 

INTRODUÇÃO: Criar expectativas boas para o ano que se inicia como um novo ciclo da vida não há nada de errado. Porém, como cristãos devemos dar consistência a nossa esperança, pelo contrário, podemos acumular frustrações ano após ano. Confissões positivas utilizadas como chavões e outros clichês gospel não se sustentam frente à realidade humana. Por essa razão e outras, convido você a pensar conosco sobre planos racionais.

 

I – EXPECTATIVAS FALSAS

Os brasileiros por via de regras são muito crédulos. Por isso, é muito comum vê-los nesta data do ano numa corrida em busca de proteção para lhes assegurar um futuro brindado contra as intempéries. Nesta busca frenética muitos acabam embarcando nestas promessas fantasiosas, porque não dizer; esdrúxula, tais como: “Sete pulinhos beira mar, vestir roupa branca, fazer oferenda as divindades”. Ainda outros, escolhem com muito cuidado o que comer. Lentilha é o prato recomendável porque representa abundancia. Comer carne de galinha nem pensar, porque cisca para traz. Carne de porco sim, porque fuça para frente, são práticas e crendices comuns. Outros entendem que ao repetir estes clichês gospel, mesmo que sem nenhuma coerência, ficarão imunes dos males. O ser humano de modo geral preocupa em se prevenir contra perdas, doenças, infortúnios e morte. Quando uma pessoa segue qualquer receita sem no mínimo questionar sua razoabilidade, a chance de frustrações fica maior do que a de sucesso. O mais impressionante é que muitos possuem acesso a fonte de água viva e optam por fontes rotas (Jr 2:13). Não basta dizer feliz ano novo. Precisamos estar com aquele que pode fazer tudo novo (2 Cor 5:17).

II - NOSSO FUTURO 11: 11 - 6

O nosso futuro do ponto de vista de progresso pode ser visto como uma semente. Três coisas posso fazer com uma semente que chegar às minhas mãos: Posso comê-la, posso guardá-la e posso semeá-la. Em ambas as situações requer decisão ou planejamento. Quem não planeja não sabe para onde vai e se isso ocorrer é provável que não chegue a lugar algum. Ao contrário do que muitos pensam, Deus é favorável que sejamos previsíveis em nossas metas (Lc 14: 25-33). Posto isto, há de convir que os planos meramente humanos por mais sofisticado que sejam não passam de sonhos ou castelos de areia (Tg 4:13-16) ainda ouso afirmar que mesmos nossos melhores planos, ao depender das circunstâncias da vida pode ser mudado a qualquer momento. Quem é sábio, porém, traz Deus para junto da caminhada da vida e lhe submete os objetivos, tanto para orientação quanto para execução. Existem os defensores da ideia de que nós mortais não podemos planejar nada, isto porque não sabemos nada do dia seguinte, é verdade. Porém, se comermos toda semente hoje, amanhã não haverá comida na mesa. A tese de viver o hoje sem calcular o amanhã contraria os ensinos do Senhor e dos apóstolos. Por isso devemos planejar o nosso futuro à luz das Escrituras e vislumbrar o progresso porque este é o desejo de Deus para seus filhos.

III – A SEMENTE ESTÁ EM SUAS MÃOS

            Como afirmei anteriormente temos três opções com a semente em mãos: comer, guardar ou plantar. A semente, eu chamaria de sonhos e as situações que se apresentam diante de nós são os terrenos para lançar as sementes. Os estudiosos da Embrapa defendem que cada semente possui uma estação apropriada para semeadura. Dentro deste nosso raciocínio tudo que precisamos, é observar a estação (os princípios estabelecidos por Deus), ou seja, aproveitar as oportunidades e não ficar olhando o vento contrário. O semeador é um visionário. Diferente de um leigo que pega a semente e a vê como uma simples semente, enquanto que o semeador paga a semente em sua mão e a vê como uma árvore carregada de frutos. No término de um ano e o inicio de um novo, julgo ser uma estação apropriada para lançarmos a nossa semente. Quero analisar com você sob a perspectiva do presente. Considerando a semente que você tem em mãos (sonhos/planos/habilidades) hoje. As sementes que não foram semeadas no ano que se finda não nos interessa mais e as sementes do futuro (oportunidades futuras) vai depender da sua decisão hoje. Se você deseja ter resultados diferentes no próximo ano, precisa ter atitudes diferentes. Quero propor algumas medidas simples e básicas para resultados diferentes: Primeiro passo: Limpar o terrenos (santificação), segundo passo: Crer (Não olhar para as dificuldades), Terceiro passo: Ser perseverante (há um tempo para plantar outro para colher).

CONCLUSÃO: Mais do que cumprir nossas metas, o melhor da vida é experimentar a aventura da vida diária com Deus cheia de paz, alegria e na certeza de que todas as coisas irão contribuir para que sejamos conforme a imagem de seu Filho Jesus. No próximo ano você poderá ser mais produtivo na sociedade, na família, na igreja se a sua vida estiver alinhada com Senhor do tempo e campo – Jesus.

Deus te abençoe. Pastor João Serafim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário